-
Arquitetos: SYN Architects China
- Área: 872 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:ArchiTranslator
Descrição enviada pela equipe de projeto. A relação entre o pragmatismo e a inovação é um teste para todo arquiteto que assume projetos no campo. Entre os vários edifícios que a SYN Architects projetou na Vila Tiangang Zhixing, o grupo de edifícios referido como "Sala de Estar" da Vila demonstra claramente essa ideia. Eles foram transformados do prédio original do comitê da vila, clínica de saúde e palco comunitário. As estruturas arquitetônicas originais foram cuidadosamente estudadas e seu caráter rural inerente respeitado, e elas foram renovadas e ganharam nova vida por meio da adição de uma nova construção.
A missão: transformar a vida no campo. Como o principal componente do grupo de arquitetura, a "Sala de Estar" da Vila enfrenta o Centro de Arte Tiangang e uma instalação de arte apelidada de "Grande Chapéu de Palha". Os dois projetos, enfrentando-se, estabelecem as bases para o restante do projeto geral. A renovação da "Sala de Estar" retém, na íntegra, a estrutura principal do prédio original do comitê da vila e introduz uma cafeteria e uma área de atividades infantis no primeiro e segundo andares, respectivamente. A SYN Architects examinou a função do edifício como uma oportunidade para misturar e combinar vários programas de uso.
Para ativar o edifício, a equipe introduziu um modelo de operação que tem sido usado com sucesso em outros projetos, incluindo a abertura de um café "SYN Coffee", adaptado para atender aos moradores locais: os moradores foram empregados como baristas e funcionários, e vizinhos tiveram a oportunidade de levar moradores para o edifício para desfrutar de café na "sala de estar". Além disso, a equipe de organização do edifício organizou para crianças pré-escolares e não pré-escolares na vila frequentarem cursos e atividades na "sala de recepção" do segundo andar, permitindo-lhes desfrutar de acesso a uma educação igual à encontrada nas cidades.
Como um toque adicional, o arquiteto também organizou retratos familiares e fotos da vida dos moradores para serem exibidos em várias partes do edifício e fundou o jornal "Tiangang Zhixing Village Chronicle" para transmitir histórias de eventos locais e ser a voz da cultura local.
A arquitetura na Vila Tiangang ficou relacionada à oferta de serviços públicos renovados e espaços educacionais. Com a introdução de novas construções, comodidades e serviços, pode-se dizer que "ativar a energia inerente do campo" não é simplesmente uma conversa vazia. Por meio de uma comunicação e interação contínuas de duas vias, a SYN Architects espera que a "Sala de Estar" da Vila se torne verdadeiramente um elo entre os moradores e o mundo exterior, onde ideias possam ser trocadas e conexões possam ser criadas e aumentará a "Luz da Vila" de Tiangang Zhixing para um nível deslumbrante no futuro.
Construindo a "Luz da Vila" de dentro para fora. O prédio original do comitê da vila era composto por cinco arcos e varandas de um único andar, telhados inclinados e paredes de tijolos, que anteriormente eram relativamente escondidos dos moradores - mas o ritmo criado pelos arcos repetidos proporcionou inspiração ao arquiteto. Tomando os arcos como ponto de partida, a SYN Architects expandiu sua escala na extensão nordeste dos arcos originais, estabelecendo uma conexão para formar uma série de volumes em forma de trombeta, com o telhado e as paredes formadas por uma fina estrutura curva de concreto. Além da ampliação dos cinco arcos originais, o arquiteto também criou um volume em arco com escala semelhante ao longo da parede voltada para a rua, criando um espaço público adjacente ao edifício e fornecendo uma entrada acolhedora para visitantes.
Estendendo-se do corpo principal do edifício em direção à sua extremidade externa, os 6 grupos de conchas em arco formam uma série de espaços em forma de ângulo um ao lado do outro. Por serem elevados em seus lados externos e abaixados em seus lados internos, eles apresentam um problema para esse tipo de estrutura: o escoamento de água é difícil e a neve pode se acumular facilmente no inverno. Para resolver essa questão, o arquiteto cobriu as conchas de concreto com uma fileira de claraboias triangulares planas, que redirecionam o fluxo de água da chuva e facilitam a colocação de tubos de drenagem na estrutura abaixo; as claraboias também introduzem iluminação natural aos espaços do edifício, enfatizando a forma e a forma do "arco", e trazendo um rico jogo de luz e sombra em suas superfícies curvas.
Por meio deste projeto, as características formais em grande parte despercebidas do edifício original foram redefinidas pelo arquiteto e reimaginadas como a linguagem arquitetônica do novo edifício, com as aberturas planas e arqueadas tendo sido expandidas para um protótipo espacial tridimensional. O novo e o antigo, o pragmático e o inovador, podem ser vistos aqui colidindo, com o resultado sendo uma série de novos espaços comunitários brilhantes para a Vila, irradiando energia e atividade de dentro para fora.
A comunidade rural e o novo respeito mútuo. O lado nordeste do edifício, voltado para o campo, é composto por uma grande fachada de vidro do chão ao teto que, juntamente com as formas dos arcos, forma uma presença arquitetônica marcante olhando para fora para a paisagem. Todos os assentos na área da Sala de Exposições de História da Vila no primeiro andar são orientados para as janelas, olhando para a magnífica paisagem montanhosa e arte na terra ao longe. Internamente, a "sala de recepção" oferece um espaço para "novos agricultores" conversarem com moradores de longa data, enquanto externamente, integra-se à beleza da paisagem do entorno.
Ficando do lado de fora do edifício e olhando para dentro, pode-se ver claramente como as paredes formam uma perspectiva forçada e parecem "encolher" no interior, e como a presença da nova estrutura é visível em todo o edifício pré-existente.
O "arco" como motivo arquitetônico é retirado do exterior do edifício, fortalecido e continuado no interior: membros estruturais de madeira arqueados são implementados na "Sala de Exposições de História da Vila" e continuam na cafeteria e área de atividades infantis, criando um senso de lugar para ambos os espaços e combinando com outras características, como grupos de prateleiras para livros. Além disso, os arquitetos iluminaram o solo no exterior, ecoando as luzes projetadas sobre os arcos para criar um efeito luminoso quando visto de longe. O "arco" se tornou assim um elemento coerente tanto da arquitetura quanto do interior. Ele forma um ritmo visualmente marcante através da repetição e é enfatizado ainda mais através dos espaços abstratos criados por seu uso.
Além do uso de concreto, o edifício é complementado em todo o seu interior por madeira, tijolos vermelhos, painéis de palha e outros materiais arquitetônicos que evocam associações com a vida no campo. Vale ressaltar que o piso de tijolos vermelhos no nível do chão é colocado apenas na superfície projetada entre os arcos para que o jogo de luz possa ser observado no chão. Enquanto isso, no topo do segundo andar, um filme luminoso foi usado para criar um ambiente de luz uniforme.
A marca do tempo. Além do prédio principal da "Sala de Estar" da Vila, o palco original, a clínica de saúde e a praça pública adjacente foram renovados. A clínica de saúde original também emprega a mesma linguagem arquitetônica e utiliza uma porta dentro de um arco para enfatizar sua presença. O palco comunitário continua sua função e aparência básica como um lugar para peças de teatro serem apreciadas, bem como o "teatro da vida" diária na vila. Para a praça pública, o arquiteto empregou o conceito de tempo para expressar seu afeto pela Vila Tiangang: 12 retângulos separados de grama foram colocados lá, representando os 12 signos do zodíaco. Todos os anos, uma nova planta crescerá aqui em um retângulo de grama diferente. A SYN Architects espera acompanhar a Vila Tiangang nos próximos anos de regeneração para garantir que o design não seja simplesmente limitado à dimensão espacial, mas também integrado na própria estrutura do tempo e da vida aqui por muitos anos.